NOME










Dicas de Lisboa / Lisbon Tips / Lisboa Conseils / Consejos de Lisboa


Clicar: Fotos de Lisboa









Previsão do tempo em Lisboa






Mundi - Compare Preços de Passagens Aéreas e Hoteis

Pesquise Preços






Fotografias de paisagens / Fotos do mundo







Há muito tempo estou devendo a vocês dicas de Lisboa. Além de ser uma cidade encantadora, muito bonita, tem outro atrativo em todo o país – o turismo em Portugal em geral é o menos caro da Europa.
 

Costumo viajar para Portugal pela TAP (empresa portuguesa), saem 2 voos diários do Rio de Janeiro e de São Paulo e você ainda pode parcelar no cartão de crédito pelo site.

Site:  www.flytap.com

Site do aeroporto de Lisboa: http://www.ana.pt/pt-PT/Aeroportos/Lisboa/Lisboa/Paginas/HomeLisboa.aspx


Há metrô no Aeroporto de Lisboa (desde 07/2012). 
Existem duas linhas de ônibus do Aeroporto para o centro da cidade, de acordo com o itinerário que seguem durante a viagem, recebem nomes distintos.
 ônubus 91 - AEROBUS (Aeroporto - centro da cidade: Aeroporto - C. Sodré)
 ônibus 96 - AEROSHUTTLE (Aeroporto - centro da cidade: Aeroporto - Gare do Oriente – Praça de Espanha)

 página do site:
http://www.carris.pt/pt/bilhetes-simples


Preço do táxi do Aeroporto ao centro da cidade

Durante o dia da semana, mesmo com engarrafamento, o valor do táxi do Aeroporto ao centro da cidade não ultrapassa 20 euros. No horário de pouco movimento (ex: 06:00hs/manhã) será em torno de 10 euros.


Preço do táxi do Aeroporto a Cascais

Devido a distância do Aeroporto, a corrida ficará em aproximadamente 40/45 euros (durante os disa úteis da semana).

É possível adquirir um taxi voucher, com o preço pré-estabelecido da corrida, no balcão do Ask Me Lisboa, no saguão de desembarques do aeroporto.


Lisboa é uma das cidades mais acolhedoras do velho continente, o clima é ameno e a comida muito saborosa.

Para quem deseja visitar outros países europeus, Lisboa é um ótimo ponto de partida pela facilidade de flexibilidade de voos pelo continente. Existem várias companhias aéreas que fazer voos internos na Europa com preços inacreditáveis.

Fiz um voo de Lisboa a Berlim, 3:30hs de viagem, por apenas U$34,00 (dólares).

Indicarei as duas mais conhecidas:

 easyJet (www.easyjet.com) e ryanair (www.ryanair.com)



Transporte:


Uma excelente dica é você comprar na bilheteria do metrô (chamado de metropolitano de Lisboa) um cartão válido para um número ilimitado de viagens em toda a rede de ônibus (chamado de Carris), bondinho (chamada de elétrico) e do Metrô, que pode ser usado durante 24 horas - por €6,00 (euros).

Quem vai a Lisboa é interessante levar o mapa do metrô impresso.


Mapa_do_metro_e_trem_Lisboa
Clicar abaixo para ampliar o mapa:

Mapa do metrô e trem de Lisboa.jpg

Mapa do metrô e trem de Lisboa.pdf







                                                                  

 
             

Site: www.metrolisboa.pt

http://www.metrolisboa.pt/informacao/viajar-no-metro


O bondinho nº 28 passa por diversos pontos históricos – Chiado, Largo do Camões, Baixa e Alfama, incluindo Castelo de São Jorge e as ruínas do Convento do Carmo.
 
O elétrico 28 circula em intervalos de aproximadamente 15 minutos, para quem pretende entrar e sair várias vezes é conveniente comprar um bilhete de um dia. A Carris oferece serviços de "Elétricos de Turismo" através das zonas históricas da cidade (Alfama, Graça, Baixa, Estrela, Sétima Colina, Belém). São circuitos de 1h30 por bairros tradicionais, com início na Praça do Comércio, num elétrico do início do século e com uma guia intérprete a acompanhá-lo.
Para mais informações contate a Carris consulte o site.

Site:
www.carris.pt


Você poderá no mesmo dia conhecer a Torre de Belém, Mosteiro do Gerónimos e Monumentos aos Descobrimentos, pois estão muito próximos – todos localizados as margens do rio Tejo.

Bem próximo ao Mosteiro do Gerónimos você poderá saborear os maravilhosos pastéis de nata, plural porque é impossível comer um só! Compre logo um tubo que vem com 6 unidades!  

No Brasil, em alguns lugares, ele também é conhecido como pastel de Belém.


Como ir: pegar o metrô e ir até a estação do Cais de Sodré, ali embarcar no trem (o mesmo trem que vai para Cascais) e descer na Estação Belém - todo o percurso é super rápido.



Belém 
Belém - Lisboa




Mosteiros dos Gerónimos: 

Em 1496 foi pedido pelo rei D. Manuel I à Santa Sé a construção do Mosteiro.
Em 1501 começaram os trabalhos e aproximadamente um século depois as obras estavam concluídas. D. Manuel I canalizava para as obras do Mosteiro grandes somas, boa parte da chamada " Vintena da Pimenta" - aproximadamente 5% das receitas provenientes do comércio com a África e o Oriente, o equivalente a 70 kg de ouro por ano
O edifício do Mosteiro dos Jerónimos exibe uma extensa fachada de mais de trezentos metros.
O monumento é considerado património mundial pela UNESCO.

Horários:

Outubro a Abril

Das 10h00h às 17h30 (última entrada às 17h00)

Maio a Setembro

Das 10h00 às 18h30 (última entrada às 18h00) 

Entrada franca: 

Crianças até aos 14 anos ( todos os dias) e domingos e feriados (para todas as pessoas) até às 14h00hs 

Site: www.mosteirojeronimos.pt

OBS: Procure comprar um bilhete duplo que dá o direito de visitar também o interior da Torre de Belém, desta forma você conseguirá um desconto.



Monumento aos Descobrimentos:

O monumento foi construído para homenagear os descobrimentos portugueses.
Com a forma de uma caravela e com 50 metros de altura, ele foi inaugurado em 1960 nas comemorações dos quinhentos anos da morte do navegador Infante D. Henrique.
No seu interior existe um elevador e uma escada de onde se vê uma bela vista da Torre de Belém e do rio Tejo. 




Torre de Belém:

É dos monumentos mais visitados por turistas de todo o mundo.
Construída em 1520, a Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa.
Classificada em 1983 como Património Mundial pela UNESCO.
Não deixe percorrer o interior da torre e ir nos pisos superiores.

Visitação: de terça a domingo - das 10:00hs as 17:00hs



Castelo de São Jorge:


O Castelo de São Jorge estende-se por uma área de aproximadamente 6.000 metros quadrados, incluindo diversas torres.
Devido ao seu passado histórico e às fascinantes vistas que oferece, este é o local ideal para visitar.

Como ir:

Ônibus: nº 737 - descer na Estação do metrô Rossio, você logo verá a pastelaria Suiça (tradicional na cidade). Nos fundos desta pastelaria você encontrará a praça da Figueira - pegar o ônibus no ponto final que literalmente passa em frente ao Castelo de São Jorge - para mim é o meio mais fácil de chegar lá.

Bondinho: nº 12 (sai da Praça da Figueira), ou o nº 28 (sai da Praça Martim Moniz).

A pé: Descer na Estação do metrô Rossio, caminhar pela Rua Augusta (em direção a Praça do Comércio). Na 1ª rua transversal virar a esquerda (sentido oposto ao elevador de Santa Justa). Caminhar aproximadamente 2 quarteirões e virar a direira, logo você encontrará uma escadaria - subir e chegará a Rua Madalena. Caminhar a direita aproximadamente 200 metros e chegará um largo. Ao fundo tem um elevador panorâmico e uma escada - ambos levarão você muito perto ao Castelo de São Jorge.

Site: www.castelodesaojorge.pt    




Sé Catedral de Lisboa:


Também conhecida por Igreja de Santa Maria, é considerada como o edifício religioso mais importante de Lisboa e um dos maiores exemplos de arte que existem na cidade. 
Situa-se no Largo da Sé, junto as portas da muralha da cidade antiga. Foi construída no século XII e sofreu numerosas reconstruções no decorrer da sua história.

Endereço:
 R. de Augusto Rosa 66

Visitas:
terças a domingos de 10:00hs às 17:00hs




Igreja do Mosteiro de São Vicente


 
 A Igreja de São Vicente, padroeiro da cidade, foi mandada construir no século XVII por Felipe II sobre os restos de uma antiga igreja do século XII que formava parte do Mosteiro de São Vicente. Situa-se no Largo de São Vicente e sua arquitetura combina os estilos maneirista e barroco. Sua fachada estilo maneirista dividida em três corpos e dois níveis é coroada por duas torres sineira. Destacam em seu interior a nave barroca com grades de ferro forjado, o altar em mármore e o chão do coro construído com madeira do Brasil.

Endereço: Largo de São Vicente




Igreja de Santa Engracia: 


Foi construída no século XVII sobre uma antiga igreja do século XVI e se trata da primeira igreja barroca portuguesa. É uma das igrejas mais visitadas da cidade e situa-se no Campo de Santa Clara, perto da Feira da Ladra. Sofreu numerosas reconstruções no decorrer da sua história até alcançar seu estado actual nos anos 60 do século XX. Sua arquitetura combina os estilos maneiristas e barroco. Tem uma planta em forma de cruz grega e sua fachada barroca está coroada por uma formosa cúpula. O interior do edifício se encontra totalmente revestido por mármore policromado.

 

 Endereço: Campo de Santa Clara



Praça do Comércio:

Também conhecida como Terreiro do Paço, a praça do Comércio é uma das mais imponentes praças de Lisboa. Situada frente ao Rio Tejo, está entre as maiores praças da Europa.

Durante séculos a Praça do Comércio foi a grande sala de recepção de Lisboa para quem vinha de barco, desfrutando de uma paisagem única do Rio Tejo e da cidade.



Praça do Rossio:

Outra praça deslumbrante de Lisboa, no meio da praça está uma estátua de D. Pedro IV
, vigésimo-oitavo rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil (D.Pedro I).



Casa Suiça:

Confeitaria tradicional, muito conhecida e frequentada pelos moradores de Lisboa. Além dos doces, você encontrará salgados muitos gostosos!

Endereço: Praça do Rossio (oficialmente Prç. D. Pedro IV)  nº96 a 104.

site:
http://www.casasuica.pt  


Praça dos Restauradores:

Situada no extremo sul da Avenida da liberdade, a Praça dos Restauradores e é caracterizada pela presença de um obelisco erguido em 1886 comemorando a libertação de Portugal do domínio espanhol.



Elevador de Santa Justa: 

Ligação entre a Baixa e a Rua do Carmo, com seus 30 metros de altura, ele foi construído entre 1898 e 1901. No início ele
era movido a vapor, passando em 1907 a ser acionado por energia elétrica.



Baixa: 

A Baixa é o coração de Lisboa e tem como eixo central a Rua Augusta.
Rua Augusta - famosa rua interligando o arco da Praça do Comércio a Praça do Rossio.
A rua é repleta por diversas lojas de marcas internacionais e desde o final dos anos 80 ela é fechada ao trânsito e é frequentemente ocupada por artistas de rua.



Chiado:


É um importante centro de comércio de Lisboa, sendo uma das zonas mais movimentadas da Capital Portuguesa. 

O Chiado é um bairro histórico e frequentado por intelectuais.

O Chiado é, hoje em dia, um dos locais mais prestigiados de Lisboa. Situado entre o Bairro Alto e a Baixa de Lisboa, aqui se podem encontrar as mais diversas lojas de designers, ateliers, galerias de arte, museus, restaurantes, cafés, livrarias, teatros e muitas manifestações artísticas e culturais.

A estátua Luís de Camões, no largo com o seu nome, a Rua Garrett (principal artéria comercial da área), os famosos cafés (entre eles o célebre “A Brasileira”, cuja esplanada ostenta a figura do poeta Fernando Pessoa sentado num dos seus locais preferidos da cidade), os teatros da Trindade, de São Luiz e de São Carlos (único teatro de ópera em Portugal), o Convento do Carmo, o Elevador de Santa Justa, o Palácio Valadares (no local onde foi fundada a primeira universidade de Portugal), o Museu Nacional de Arte Contemporânea, e as Igrejas do Loreto, a de Nossa Senhora da Encarnação, e a da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, são apenas alguns dos importantes monumentos e símbolos do Chiado. 




Alfama:

Visitar Alfama é visitar a arquitetura da Lisboa antiga, este é um dos bairros mais típicos de Lisboa com suas estreitas e sinuosas ruas você poderá respirar a alma de Lisboa.

Em Alfama ainda é possível ver vestígios das ocupações Romana e Árabe, duas das civilizações mais dominantes no passado de Lisboa. As ruas estreitas, resultado da cultura Muçulmana.

Reconstruída pela população local depois do terremoto de 1755, Alfama correu o risco de ser demolida, o que felizmente não aconteceu uma vez que esta zona da cidade foi considerada um livro de história viva, onde o passado se mistura com o presente... 






Parque das Nações
Parque das Nações

























Parque das Nações:

O Parque das Nações é a a antiga Zona Portuária, inclui o local onde foi realizada a Exposição Mundial de 1998. 

Atualmente
reúne construções de arquitetura única

Lá encontraremos restaurantes, bares, um teleférico e o magnífico Oceanário de Lisboa.


Como ir:

O melhor meio de ir é de metrô – pegar a Linha vermelha e descer na Estação do Oriente

 

 

Oceanário:

Oceanário de Lisboa
é um museu de biologia marinha.

Sem dúvida o Oceanário de Lisboa é o melhor da Europa, é um programa obrigatório e inesquecível que todos deveremos conhecer quando visitamos Lisboa.

A principal atração é o grande aquário onde tem várias espécies de peixes como tubarões, barracudas, raias, atuns e peixes tropicais.

Os pinguins e as lontras marinhas , na minha opinião, são também dois grandes atrativos do Oceanário.

Como ir:

melhor meio de ir é de metrô – pegar a Linha vermelha e descer na Estação do Oriente 

 

Site: www.oceanario.pt














Compras:

Loja de departamentos El Corte Inglês - famosa rede presente em vários países da Europa, não deixe de conhecer. Portugal tem duas - Lisboa e Gaia (ao lado da cidade do Porto).

Como chegar: Metrô Estação São Sebastião - Entre as Avenidas Antônio Augusto de Aguiar, Marquês de Fronteira e Sidónio Pais.








site: http://www.elcorteingles.pt/informacao/localizacao_horarios.asp





A loja Primark, presente em diversos países da Europa, apresenta um bom preço para as compras. Provavelmente é a melhor rede de lojas quando o assunto é preço, vale a pena conferir! 

Como ir: Metrô linha azul, descer na Estação Colégio Militar/Luz - localizado dentro do Centro Comercial Colombo

sites:  www.primark.pt        www.colombo.pt




Estações Ferroviárias:

Estação Santa Apolónia
- É a maior estação ferroviária de Lisboa, de onde saem trens para as cidades do Porto, Coimbra e

outros países da Europa - Avenida Infante D. Henrique, sobre a estação de metrô Santa Apolónia

Estação do Oriente - Atende boa parte dos trens que saem de Santa Apolónia - Avenida D. João II - Edifício Gare do Oriente. É atendida pela estação de metrô Oriente.

Estação Cais do Sodré - Desta estação saem trens com destino a Cascais e a Estoril - Praça do Duque de Terceira.

Estação do Rossio - Daqui saem os trens com direção a Sintra - Praça do Rossio e a Praça dos Restauradores.


site:
www.cp.pt



 

Mapa ferroviário de Portugal


Mapa ferroviário de Portugal ampliado





Vida noturna em Lisboa:

Assim que o sol se põe na linha do horizonte, mergulhando no Tejo, Lisboa transfigura-se. É a face noturna da cidade que se revela: efervescente, extrovertida e de uma energia contagiante, que dura até ao amanhecer. 




Bairro Alto, Bica e Príncipe Real

É pelo Bairro Alto que pode começar a noite de todas as folias em Lisboa. Depois das 22:00hs, o Bairro Alto transforma-se num mar de gente e de automóveis estacionados nas ruas estreitas, autênticos becos. Ali, há hipóteses de programas e diversão para todas as “tribos”, gostos e idades, num conjunto sem fim de restaurantes, bares, discotecas e casas de fado. O vizinho bairro da Bica, com os seus bares alternativos, tem também vários pontos de parada. Um pouco mais acima, no Príncipe Real, a diversão noturna faz-se em tons de arco-íris e os preconceitos são proibidos….




Cais do Sodré

O histórico Jamaica, o intermitente Europa e o “novíssimo” Music Box – que nasceu das cinzas do Texas - são alguns dos bares responsáveis pela nova vida cosmopolita do Cais do Sodré, ombro a ombro com uma mão cheia de bares de inspiração irlandesa, onde a cerveja é rainha. Certo é que numa zona onde tantos milhares de pessoas passam durante o dia, a diversão noturna não poderia estar ausente.




Belém e Docas

Enquanto a Av. 24 de Julho fervilhava de novas propostas e aberturas, a noite expandiu-se também do lado de lá da linha do trem, mesmo junto ao Tejo. Da Rocha Conde d’Óbidos até às Docas de Alcântara, há muito por onde escolher, tal a variedade e qualidade dos estabelecimentos abertos. A antiga zona portuária de Lisboa foi sendo cedida a empresários pela Administração do Porto de Lisboa. Onde antes havia armazéns antigos e fechados, hoje estão alguns dos melhores bares e restaurantes de Lisboa.


Santos e 24 de Julho

A abertura de bares e discotecas estendeu-se à avenida onde se concentrava a maior parte dos armazéns. Hoje são bares e discotecas porta sim, porta não, e grandes aglomerados de gente nova, num fio quase continuo do Cais do Sodré até à Rua das Janelas Verdes, a caminho de Belém.


 

Parque das Nações

Recuperada para a Expo-98 e reconquistada para a cidade, a nova Lisboa que nasceu onde hoje é o Parque das Nações, tem-se também afirmado pela oferta de grandes restaurantes, bares e discotecas que merecem visita assídua.






GIF Mobile Price 480X80



 


Cidades perto de Lisboa
:
 


 

Cascais: 

Muito perto de Lisboa com belas praias.

Como ir de Lisboa a Cascais:

 Pegue o trem que sai do Cais do Sodre (na Baixa). Ele percorre um lindo passeio pelo rio Tejo e o Oceano Atlântico - vá até a última estação de trem que chegará em Cascais após 40 minutos.

No caminho irá passar pelo belo Bairro Estoril e o famoso Cassino de mesmo nome.



Óbidos:

É uma Vila Medieval rodeada de muralhas e com calçadas de pedra.Vale à pena conhecer!!!

 

Como ir de Lisboa para Óbidos:

De carro: saindo de Lisboa pegue a estrada A8, direção a Óbidos - percorra 48 km.

 

Site: www.cm-obidos.pt   



Fátima:

Perto de Lisboa, outro programa obrigatório é conhecer o Santuário de Fátima.

Como ir de Lisboa para Fátima:
 

De carro:
saindo de óbidos para chegar a Fátima vá pela Auto-Estrada A1 em direção a Lisboa até a saída 8 em direção a Batalha/Ourém/Fátima. A partir de aqui está muito bem sinalizada e basta seguir os sinais para Fátima e depois para o Santuário. 

De trem: da Estação do Oriente partem 3 trens diários (manhã-tarde-noite) com viagem de duração de 1 hora e 10 minutos.
No retorno a Lisboa também são no mesmo período do dia.

O caminho inverso de Fátima para Caxarias: às 7:40hs, 11:30hs, 13:15hs, 17:20hs e 19:00hs.

 

Site: www.santuario-fatima.pt    



Sintra:

A cidade de Sintra tem 23 mil habitantes e no seu auge era o local preferido de veraneio dos reis portugueses. 
O centro histórico é cheio de agradáveis restaurantes e vielas estreitas.
 As atrações da cidade ficam mais distantes do centro e para visitar tudo o ideal é alugar um carro já que Sintra é repleta de montanhas e fazer todo o trajeto a pé além de tomar muito tempo é bastante cansativo. Outra opção é conhecer a cidade em passeios de charrete ou a cavalo.

Palácio Nacional de Sintra
possui a mais significativa coleção de azulejos do mundo.
O Palácio também traz histórias macabras, como a do rei Afonso VI que viveu durante nove anos preso em um dos cômodos enquanto seu irmão Dom Pedro lhe roubava o trono e a esposa, alegando que Afonso VI era louco. As grades na janela continuam no mesmo lugar e podem ser vistas pelo turista.

Além do Palácio Nacional de Sintra, atrações como o Palácio Nacional da Pena ( ou Palácio da Pena), o Castelo de Sintra (do século VIII) e a Quinta da Regaleira formam o principal circuito turístico da cidade. 

O Palácio Nacional da Pena fica no alto da Serra de Sintra.

Como ir:
 o acesso é feito de carro até uma etapa e o restante do percurso em um ônibus da empresa privada que toma conta do local.

Construído no século VIII pelos mouros, durante sua ocupação,
O Castelo de Sintra, (popularmente conhecido como Castelo dos Mouros) está sobre dois cumes da Serra de Sintra.
O Castelo dos Mouros é visível da cidade de Sintra.

Como ir: Subir a rampa da Pena. Para visitar o local é preciso fazer caminhadas que levam em média 40 minutos entre os bosques de Sintra.- roupas e sapatos confortáveis ajudam na caminhada.

O Palácio e Quinta da Regaleira são formados por jardins, poços, torres, lagos, estátuas e grutas.

Desde 1995, a cidade é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Como ir de Lisboa a Sintra:

De trem:

Da Estação Cais do Sodré (Estação Central na cidade) partem trens com intervalos de uma hora e vinte minutos .

O 1º trem sai às 5:30 da manhã e o último retorna de Sintra parte às 22:56.

Tempo médio da viagem: 1h:20min.


Da Estação do Rossio partem trens para Sintra com intervalos de em média de 20 minutos.

Tempo de duração da viagem: 40 minutos

De carro:
ir pela IC19, uma viagem que demora cerca de 30 minutos.

 

 

Sites:  www.cm-sintra.pt   e   www.parquesdesintra.pt

 



Oeiras:

Oeiras está situado entre Lisboa, Amadora, Sintra e Cascais.  
Oeiras tem vários pontos de interesse cultural. Além dos fortes de São Bruno e de São Julião da Barra, encontrará também a fantástica Piscina Oceânica. A nível cultural, Oeiras possui um dos melhores exemplares da casa senhorial portuguesa do século XVIII, o Palácio do Marquês de Pombal. A elegância dos seus jardins, repletos de estátuas, painéis de azulejos e cascatas, junta-se um interior fascinante com pinturas, azulejos e estátuas de rara qualidade. A adega do Palácio é igualmente impressionante devido à sua dimensão monumental. Não perca também a oportunidade de visitar a Quinta Real de Caxias e a Igreja Matriz. 
Visite a Fábrica da Pólvora e, com crianças, o Aquário Vasco da Gama.

 
Como ir de Lisboa a Oeiras:

Os principais acessos fazem-se por meio rodoviário, através da A5 - AE9-CREL - IC17-CRIL, EN6 - EN 249-3 e IC19 ou por meio ferroviário, por via das linhas de Cascais (que liga Lisboa a Oeiras e Cascais) e de Sintra.




Vila Franca de Xira: 

Vila Franca de Xira é uma bonita cidade da região da Grande Lisboa situada na margem direita do rio Tejo, caracterizada pelas suas férteis planícies, cavalos e touros. Ela está há aproximadamente 25 Km ao Norte de Lisboa.

É um local perfeito para visitar e para provar a rica gastronomia regional e os seus bons vinhos. Você encontrará diversos locais de interesse cultural, destacando-se o Santuário do Senhor da Boa Morte. Este importante monumento é o mais antigo santuário da região, remontando à época romana. Implantado a meio de uma encosta, o Santuário encontra-se num lugar privilegiado, permitindo vistas sobre a cidade e o estuário. Na cidade não perca a oportunidade de visitar a Igreja do Mártir Santo, transformada em núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal de Vila Franca, e ainda o Museu Etnográfico, que tem alguns dos objetos mais típicos e tradicionais da região.

Em seus bons restaurantes, os pratos típicos são: peixe do rio (cozinhado de diversas maneiras), galinha do campo, linguado frito, ensopado de enguias, enguias fritas e cabrito assado - tudo isto segundo antigas receitas. 

Vila Franca de Xira é muito rica em folclore. Durante todo o ano existem diversas festividades para as quais toda as pessoas  estão convidadas a participar. 

Anualmente, em Julho, têm a popular Festa do Colete Encarnado, onde acontece corridas de touros, espetáculos, muita comida e bebida, reunindo um grande número de visitantes.

Como ir de Lisboa a Vila Franca de Xira:

Por estrada - A1 
De trem - Linha do Norte 




Loures:

Loures apresenta diversos lugares interessantes, desde as construções rurais, como quintas, moinhos e adegas e também monumentos significativos para a história e cultura. Em Loures se produz o famoso e apreciado vinho de Bucelas, branco leve e aromático, cuja festa do vinho se comemora no segundo fim de semana de Outubro. 
Como destaque natural, ao norte, o Parque Municipal do Cabeço de Montachique, com 32 hectares de floresta, fauna e flora. 
O Parque do Tejo, uma zona de águas calmas que se constitui como ponto privilegiado para a observação de diversas espécies de aves (como os exuberantes flamingos). 
Destaca-se a Igreja Matriz de Loures, um templo do século XVI, e o Palácio dos Arcebispos cuja reconstrução data do século XVIII. 
O Castelo de Pirescoxe, datado do século XV, com suas torres medievais atualmente dispõe de um auditório e salas de exposições. 
Pode também visitar o Museu Municipal de Loures, inaugurado em 1998, com exposições temporárias e permanentes, e o Museu de Cerâmica, inaugurado em 2.000.

O melhor meio de ir de Lisboa a Loures é de metrô.


 

Setúbal / Tróia: 

Setúbal / Tróia contém em si uma diversidade natural, de paisagens e ambientes, privilegiados pela presença do mar, sendo um local ideal para conhecer. O seu território é rico em atrações naturais e culturais, disponibilizando um conjunto completo de infra-estruturas.
Tendo como fronteira ao norte o Rio Tejo, na outra margem de Lisboa cidade, estende-se até Setúbal, ao Sul. 
Setúbal / Tróia estende-se também para o interior, compondo assim uma região com praias inesquecíveis e montanhas.
Em Almada ergue-se um dos mais importantes monumentos construídos no último século: o Santuário do Cristo-Rei. Construído em 1959, com 110 metros de altura, apresenta uma vista única sobre a capital do país e o rio Tejo. Inspirada no monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a figura de Cristo abre os braços para Lisboa e acolhe centenas de turistas, mas também muitos fiéis em peregrinação.
 Naquela que é conhecida como "a outra banda" ou "margem sul" pelos lisboetas, está também um dos mais populares destinos balneários da região: a Costa de Caparica. São mais de 13 quilômetros preenchidos por excelentes praias, prontas para receber todos aqueles que adoram sol e mar.
Na Caparica você  poderá também encontrar o Convento dos Capuchos, um convento franciscano do século XVI, sendo um excelente local para passear.



Ericieira:

A Ericeira é um destino privilegiado para as férias perto do mar.
Esta vila marítima, com oito séculos de história, está há 50 quilômetros a norte de Lisboa e oferece um ambiente perfeito para descontrair e divertir. Com águas limpas e ricas em sais minerais e um clima fortemente iodado, a zona da Ericeira tem praias de excelente qualidade tais como a Praia da Foz do Lizandro, a Praia de S.Lourenço, a Praia de S.Sebastião ou a da Ribeira d’Ilhas, mundialmente reconhecida como ideal para o surf, bodyboard e skimming.
Se você gosta de praias menores, visite a Praia da Orelheira.
Com uma longa tradição, a Ericeira tem ainda a Praia do Peixe e, com grandes dimensões, a Praia do Sul.
A importância da atividade na região faz dela o destino perfeito para provar o maravilhoso peixe e marisco.
A Ericeira é ainda uma belíssima vila para passear. Tranquila e encantadora, propicia bons passeios a pé. 




Mafra:

Em Mafra encontra-se um dos mais grandiosos monumentos de todo o mundo: o Palácio Nacional de Mafra, também conhecido por Convento de Mafra. Esta obra monumental é constituída por basílica, convento e palácio, sendo o mais importante fruto do barroco português. Os seus 40.000 m² demoraram 27 anos para serem construídos, sendo a conclusão da obra em 1744. Os dois carrilhões e seis órgãos formam um conjunto único em todo o mundo e a sua Biblioteca é considerada a mais bela do país, contendo mais de 38 mil volumes, muitos dos quais são obras raras. 
Também em Mafra você poderá conhecer a Tapada Nacional, criada em meados do século XVIII, como parque de lazer para o rei D.João V e a sua corte.
 Na Tapada, além de uma grande riqueza vegetal, existem várias espécies animais, como veados, javalis, gamos, raposas, perdizes e vários tipos de aves, entre as quais a águia de Bonelli, em risco de extinção.
Fechada por um muro de quase 300 anos e com 21 quilômetros de comprimento, no seu interior você encontrará uma pequena unidade de turismo rural, o antigo Real Challet de Caça e dois núcleos museológicos. 
Você poderá visitar a Tapada de trem turístico ou de bicicleta ou até de cavalo.




Templários:

Intimamente ligada à Ordem dos Templários, esta região tem diversos vestígios e edificações que testemunham a sua passagem. Esta ordem, aliada aos primeiros reis durante a reconquista cristã do território, foi substituída por outra ordem nacional, a Ordem de Cristo. A sua influência durante a época dos descobrimentos permitiu que, nesta região, se deixassem importantes legados culturais e históricos, principalmente no que diz respeito à Arte Sacra Ocidental.  

O Convento de Cristo, em Tomar, onde se destaca a Charola e o Castelo dos Templários, mas existem outras obras como o castelo de Torres Novas e da Sertã, a Igreja Matriz do Sardoal, a Igreja de S. Pedro da Sertã, entre muitos outros. 
A gastronomia regional e o diversificado artesanato são outros atrativos da região.
A natureza está também presente na região com diversos parques naturais, como a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, integrada nas Reservas da Biosfera da UNESCO. 
Os inúmeros rios na região permitem um verdadeiro prazer para os desportistas e amantes da natureza. 
Vestígios de Pégadas dos Dinossauros foram encontradas e classificadas como Monumento Natural.  Templários é um marcante local para entrar em contato não só com a natureza, mas principalmente com o passado português.




Praias de nudismo em Lisboa e arredores: (aos adeptos a prática de nudismo, não é o meu caso,rs,..):

O povo português é tolerante em relação ao naturismo e a uma das suas manifestações mais populares - o nudismo.
Com aprovação do regime da prática do naturismo e da criação dos espaços de naturismo e a publicação da Lei nº 29/94 de 29 de Agosto, o nudismo é uma prática legalmente aceita em Portugal.
Ao todo existem cinco praias oficiais de nudismo em Portugal: nos arredores de Lisboa, na costa alentejana e Algarve. 

Praias naturistas oficiais em Portugal:

Bela Vista - entre a Caparica e a Fonte da Telha
Meco - entre a Lagoa de Albufeira e Sesimbra
Ilha de Tavira - entre Olhão e Tavira
Praia das Adegas - ao sul da praia de Odeceixe
Praia do Salto - ao norte da praia grande de Porto Côvo - praia pequena





 

Distâncias aproximadas entre algumas cidades de Portugal (em Km):


Lisboa

Porto

Braga

Aveiro

Guimarães

Coimbra

Leiria

Faro/Loulé

Lisboa

-

317

372

256

370

202

146

296

Porto

317

-

58

71

53

123

189

585

Braga

372

58

-

129

22

178

244

643

Aveiro

256

71

129

-

124

60

126

522

Guimarães

370

53

22

124

-

176

242

666

Coimbra

202

123

178

60

176

-

72

468

Leiria

146

189

244

126

242

72

-

412

Faro/Loulé

296

585

643

522

666

468

412

-





 





 
free counters





 
   
   
 
  Site Map