mapa_cabo_verde_jpeg

Foto do satélite
mapa_cabo_verde_2_jpeg






Dicas de Cabo Verde / Cape Verde Tips / Cap-Vert Conseils / Consigli di viaggio


Clicar: Fotos de Cabo Verde

 






Mundi - Compare Preços de Passagens Aéreas e Hoteis

Pesquise Preços





  Oi pessoal, algumas pessoas estão enviando e-mail interessadas em relação a Cabo Verde, segue um resumo de dicas e informações:

- Cabo Verde é um Arquipélago de origem vulcânica composto por 10 ilhas.
- Fogo é a única com vulcão ativo, sendo a sua última erupção em 1995.
- A Capital do país é a Cidade de Praia localizada na Ilha de Santiago.
- A única desabitada é a Ilha de Santa Luzia - situada entre São Vicente e São Nicolau.


Ilha de Santo Antão

- Particularmente eu adoro a Ilha de Santo Antão, com as suas montanhas íngremes e de difícil acesso ( infelizmente várias pessoas já morreram ao tentar chegar ao Pico da Cruz) e natureza fascinante, lembrando muito Fernando de Noronha. As fotos do alto dos penhascos não transmitem nem 10% da beleza, só vendo pessoalmente!


Ilha de São Vicente

- Se você procura uma ilha alegre com vários bares com música ao vivo durante toda a noite, não deixe de conhecer a Ilha de São Vicente, você com certeza não irá se arrepender. 
São Vicente e Santo Antão são muito próximas, apenas 1 hora de barco (na verdade é um navio pequeno com total segurança).
Você poderá ficar hospedado em uma delas e conhecer a outra durante o dia.

OBS: A Ilha de Santo Antão não tem Aeroporto, ou melhor, já teve. Devido ao acidente ocorrido alguns anos atrás, a pista foi desativada devido a falta de segurança.






Ilha de Santo Antão







- Para os aventureiros aconselho viajar de navio entre as extremidades do Arquipélago - Ilha de São Vicente para a Ilha de Santiago (capital). Durante todo o percurso vários golfinhos iram acompanhar a viagem, é inesquecível! 
Se a maré e o tempo ajudar serão aproximadamente 12 horas, caso contrário poderá levar até 24 horas a viagem.


Ilha de Santiago

- Não deixe de ir a Cidade Velha: declarada pela UNESCO Patrimônio Mundial da Humanidade.
Fica muito próximo do centro da capital, em menos de meia hora você chegará lá. Aproveite e conheça também o forte Forte Real de São Filipe, também conhecido como Fortaleza Real de São Filipe , localizado no alto da Cidade Velha. Você desfrutará de uma paisagem fascinante, ótimo para fotografias!

- Se puder vá também a Tarrafal, fica do outro lado da ilha de Santiago, em torno de 2 horas de carro. Praias belíssimas e muito peixe para você aproveitar. O atum é barato no país, coma a vontade, você irá adorar!

Táxi 

Aeroporto ao centro da cidade (Ilha de Santiago): 500 escudos caboverdeanos /=5 euros (durante o dia) e 1.000 escudos caboverdeanos/=10 euros (à noite).

OBS: 100 escudos caboverdeanos=1 euro




Música

calu



- Um amigo caboverdeano, que atualmente mora no EUA, está vendendo o seu CD com músicas típicas de Cabo Verde e algumas cantadas no dialeto crioulo acompanhado do seu teclado. Você poderá ouvir online um trecho de todas as canções e comprar o CD pelos correios ou baixar integralmente todas as músicas por 10 dólares!

site: www.cdbaby.com/cd/calu





Não deixe de comprar um CD/DVD dos cantores cabo verdeanos, são muito bons, onde destacam-se internacionalmente a saudosa Cesaria Evora, Tito Paris, Mirri Lobo, Lura, Calú,...
Uma loja excelente onde sempre compro quando vou ao país é a HARMONIA. Na ilha de Santiago fica na "pracinha" (centro da cidade), perto do Café Sofia - todos conhecem, é só perguntar!

A loja também tem filiais nos Aeroportos Internacionais das ilhas de São Vicente, Sal e Boa Vista.

site: http://www.harmonia.cv   


Gastronomia

- Em Cabo Verde a maioria da população tem o hábito de comer moréia, o sabor é muito semelhante ao peixe. A princípio caso você não tenha coragem de comer, use a mesma técnica utilizada por mim - beba uma cerveja antes para descontrair e tudo se resolverá

!

- Outra degustação típica de Cabo Verde é o percebes que é um crustáceo muito encontrado no país. Embora a aparêcia do percebes não seja das mais agradáveis, ele é muito gostoso. A textura do tronco lembra o couro de um animal e o que parece pata na realidade é a cabeça do crustáceo.

- OBS: O Percebes também 
são encontrados principalmente  ao longo das costas da França, Espanha (incluindo as Ilhas Canárias), Portugal, Marrocos e Senegal . A espécie também se estende até as Ilhas Britânicas, na costa sul da Inglaterra e, possivelmente, sudeste da Irlanda, embora não  existirem registros atuais  da presença na  região. Percebes também estão presente, embora raro, no Mar Mediterrâneo.



Percebes

percebes





O prato típico de Cabo Verde á a cachupa, ela é elaborada com frango, milho, feijão (lembra o "feijão de corda" ou fradinho ainda verde), batata cozida e legumes. Realmente ela é deliciosa, não deixe de degustar!!! 

Outra delícia é o buzios - são ostras enormes capturadas bem no fundo do mar, a sua carne é compacta, bem firme. Com azeite e  limão fica delicioso!!!


Restaurante Avis

Local muito agradável onde você poderá degustar pratos típicos de Cabo Verde como cachupa, pastel de milho,...

A noite geralmente tem música caboverdeana ao vivo, vale a pena conferir!

Endereço: Rua Pedonal 5 de julho 36/A - Praia - Plateau - localizado no centro da cidade, rua sem automóveis, com apenas circulação de pedestres.

Tel: 261-3079 - 945-8267

www.facebook.com/restaurante.avis



Ilha de Boa Vista  

Uma ilha com a areia e a cor do mar incomparável! "Descoberta pelos italianos", onde muitos resolvem adotar a ilha como moradia. Fiquei impresssionado  com o número de italianos que moram lá, além dos inúmeros turistas também da mesma nacionalidade.

É comum nas lojas e restaurantes os cartazes e cardápios estarem escritos em português, inglês e italiano e os preços em escudos caboverdeanos e euro.


Táxi

Táxi do Aeroporto ao centro (Ilha de Boa Vista): 500 escudos caboverdeanos.


Ilha do Fogo

- Da ilha de Santiago vale a pena conhecer a Ilha do Fogo que fica ao lado. Nessa região o mar é muito agitado, aconselho evitar ir de barco, existe voo entre as duas ilhas. Praticamente toda a ilha fica sobre o vulcão, funciona como fosse uma "grande panela de pressão". No verão (julho) às 10:00H a temperatura na ilha do Fogo já ultrapassa os 40°C, portanto é bom ir no inverno (dezembro). Para os mais dispostos é interessante caminhar até a cratera do vulcão, são 4 horas de caminhada íngreme a partir da base. Não esquecer que ele é um vulcão ativo com 2.829m de altura, sendo a sua última erupção em 1995.





Foto do satélite - Ilha do Fogo
satelitefogo




Vulcão da Iha do Fogo - Cabo VerdeVulcao_Ilha_do_Fogo


















Previsão do tempo na Ilha de Santiago - Praia






Previsão do tempo na Ilha do Sal





Previsão do tempo para Cabo Verde (todas as ilhas) - clicar no link: www.tempo.sapo.cv




Um dos fenômenos da natureza que mais me impressionou foi a tempestade de areia do deserto de Saara que atinge Cabo Verde em determinadas épocas do ano, geralmente no inverno (dezembro e janeiro). Não seria nada demais, se não fosse a distância do litoral Africano - 500Km. Ela é conhecida no país como bruma seca. Apenas 15 minutos foram necessários para eu ficar repleto de areia em todo corpo, inclusive por dentro da camisa e da calça. O que salvou a minha vista foi o óculos de sol; realmente é surpreendente! A tempestade de areia é tão intensa que é registrada pelos satélites! Vejam as fotos a seguir:




 




Dicas de viagem para algumas ilhas - DOWNLOAD (PDF)

Ilha de Santiago.pdf

Ilha de Boa Vista.pdf

Ilha da Brava.pdf

Ilha do Fogo.pdf

Ilha do Sal.pdf

Ilha de Santo Antão.pdf

Ilha de São Nicolau.pdf

Ilha de São Vicente.pdf

















Rede Globo de Televisão - Globo Universidade - Cabo Verde





Fotografias de paisagens / Fotos do mundo






O que levar para Cabo Verde?

- Dinheiro: dólar ou euro ou libra.*

- Protetor solar, principalmente se for no mês de julho, onde o verão é muito quente!

- óculos de sol: companheiro inseparável não só no verão como também no inverno, no final e início do ano, para proteger os olhos de alguma eventual tempestade do deserto do Saara - bruma seca já comentada anteriormente.

 - um casaco leve para o inverno.

 - Roupa de praia para qualquer época do ano.

 - Aconselho viajar para Cabo Verde com uma bagagem de mão pequena, as malas padronizadas com no máx. 115cm (somatório da largura-altura-profundidade). Os voos entre as ilhas são de aeronaves de pequeno porte, com compartimento de bagagem reduzido. A dica é deslocar-se pelo arquipélago com esta mala, caso contrário poderá ter dificuldades em despachá-la no mesmo voo!

 - visto consular, exceto portugueses e cônjuge de caboverdeanos/as onde não há necessidade.**

 - Certificado de vacina contra a febre amarela - exigência de Cabo Verde.

 - Uma caixa com primeiros socorros, como remédio para diarréia, dor de cabeça, curativos para corte,... Em Cabo Verde, a grande maioria dos mediamentos só são vendidos nas farmácias com receituário do médico.


Se você for proveniente do Brasil não leve real para câmbio, apenas dólar, euro ou libra, caso contrário terá muita dificuldade de cambiar para escudo caboverdeano.*


Câmbio dólar/euro/escudo cabo verdeano - banco oficial de Cabo Verde:
http://www.bca.cv  








O documento para preenchimento de entrada em Cabo Verde só é fornecido quando o viajante chega ao país, na fila da polícia de fronteira. Para evitar o desconforto de escrever em pé, aconselho levá-lo já redigido. Inseri dois formulários, o primeiro mais claro e o seguinte mais escuro, para melhor adaptar a qualidade da sua impressão!

OBS: Estive em Cabo Verde novamente no início de 2014 e o preenchimento da entrada não foi necessário, não sei se é temporário ou definitivo.

Clicar no link a seguir para baixar o formulário:

Em WORD:
Cartão Internacional de Embarque e Desembarque - Cabo Verde.doc 

Lembrando que são dois, um entregue na entrada e outro na saída de Cabo Verde. No anexo em word, o formulário é o tamanho real do documento. Não alterar as dimensões, pois poderá ser rejeitado pela polícia de fronteira.

OBS: 

a) É necessário recortar no contorno do documento. 
b) Caso seja necessário, escurecer conforme a qualidade da sua impressão.


- A língua oficial de Cabo Verde é a portuguesa, porém a população conversa normalmente no dialeto conhecido como crioulo.
- Cabo Verde fica a 500km do litoral Africano - Senegal .

- CE - Fortaleza/Cabo Verde e Cabo Verde/Portugal - Lisboa: ambos voos são de 3,5 horas.

- Aparentemente a distância entre as ilhas parece pequena, porém o voo entre as extremidades do Arquipélago - Ilha de Santiago para São Vicente - leva em torno de 30 minutos, equiparado ao mesmo tempo da ponte aérea - Rio de Janeiro/São Paulo.


Voo para Cabo Verde - companhias aéreas

- Quem desejar conhecer Cabo Verde ( proveniente do Brasil ), deverá viajar até Fortaleza e procurar a companhia aérea da TACV (Transporte Aéreo de Cabo Verde). Nas grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, algumas agências de turismo vendem a passagem. Até 2012 a TACV só aceitava a compra de passagem com pagamento à vista, o site não vende pela internet.

OBS: Atualmente a TACV no Brasil tem voo para Fortaleza e Recife.

Endereço da TACV em Fortaleza: No próprio Aeroporto internacional de Fortaleza.

Caso a sua origem seja outra cidade do Brasil, existe um acordo entre a TAM e a TACV em relação a voos para Cabo Verde.

Vantagens: 

a) Você poderá levar 45Kg de bagagem no voo de origem da sua cidade no Brasil até Fortaleza ou Recife, ao contrário dos 23Kg estipulados para voos domésticos.

b) Caso ocorra algum atraso do voo, entre as conexões, você será transferido para o voo seguinte, sem nenhum custo.
Isto é interessante, principalmente no retorno ao Brasil, onde raramente a TACV consegue cumprir os horários.
Nos meus 4 voos de 2012, o 1º (Fortaleza-Cabo Verde) atrasou 1h30min, o 2º entre as ilhas foi transferido para a tarde e o 4º voo de volta a Fortaleza saiu 3 horas depois do horário.

Venda de passagens para Cabo Verde (todo o Brasil): Felipe Rueda - Volare Turismo - Rua Araújo Porto Alegre n° 36 salas 1305 e 1306 - Centro da cidade - Rio de Janeiro/RJ. tel: 21-2217-5200 - e-mail:
feliperueda@volareturismo.com.br  

Já comprei a passagem para Cabo Verde com o Felipe 3 vezes, ele é atencioso e responde prontamente aos e-mails enviados e, além disso, é um bom profissional - recomendo a todos!  

Como já comentei anteriormente, a TACV vende passagens para Cabo Verde só a vista, não aceitando cartão de crédito (nem em uma única parcela) ou débito  - apenas em cash.

- Não espere a mesma educação, cordialidade e simpatia da tripulação dos aviões da TACV em relação às companhias aéreas brasileiras. Em determinados momentos parece que você está viajando de graça e estão te prestando um favor!
 Em 2012 tive a "grata satisfação " de escutar de uma aeromoça ao pedir um copo d'água para tomar um remédio: ESPERA. No mesmo voo uma outra aeromoça foi mau educada com outro passageiro. Não posso generalizar, espero que atitudes como esta seja exceção na companhia!

PONTUALIDADE: é outro grande problema da empresa, dos 6 voos que peguei pela TACV (Fortaleza-Brasil/Cabo Verde) o menor atraso foi de 1:30hs, sendo o último voo de 3:30hs de espera. Recentemente (2013) um amigo ficou 6 horas no Aeroporto de Lisboa aguardando o seu voo para Cabo Verde. Se você tiver alguma conexão tome muito cuidado!  
 
 Já fui a Cabo Verde 5 vezes, na próxima viajem tentarei me programar 2 ou 3 meses antes, com o intuito conseguir uma passagem com menor preço e ir pela TAP – e ainda ficarei alguns dias em Lisboa, maravilha!


- Nas duas primeiras vezes que fui a Cabo Verde tive problemas em confirmar o meu retorno ao Brasil, mesmo sendo feito no prazo estipulado pela TACV. Alegaram que o voo já estava lotado e só poderia viajar uma pessoa (éramos duas). Isso é um absurdo, já que fiz dentro dos dias para a confirmação, só depois de muita insistência consegui! Aconselho logo que chegar em Cabo Verde procure uma agência da TACV e ratifique o seu retorno, principalmente se for nos meses de julho, dezembro e janeiro.

 A operação internacional da TACV abrange linhas para Fortaleza, Lisboa, Ilhas Canárias - Las Palmas, Paris, Roma, Bérgamo, Milão, Veneza, Munique, Amsterdam e Estados Unidos – Boston.  

A operação doméstica abrange voos diários para 7 das nove ilhas habitadas.

Além de Santo Antão, atualmente também estão suspensas os voos para a ilha da Brava. Para ela a locomoção pode ser por barcos pela cidade da Praia ou de São Filipe - Ilha do Fogo.

A operação regional abrange as linhas regulares para a costa africana, para onde são realizados voos a partir da cidade da Praia para Dacar, Bissau e Banju.


site:
http://www.flytacv.com - Boa sorte, nunca consegui entrar no site, está sempre fora do ar -site em manutenção!

Hoje, 07/01/2013, depois de infinitas tentativas ao longo dos anos, finalmente consegui acessar o site da TACV e aparentemente está vendendo passagens on line!
 Na página inicial do site existe a opção de apoio aos clientes - fale com a TACV. Você poderá preencher um formulário para sugestões e reclamações!

Particularmente, pelos motivos mencionados anteriormente, ainda prefiro comprar passagem pela TAP mesmo sabendo da escala em Lisboa ou Porto e consequentemente a duração do voo com o tempo maior! - para viagem proveniente do Brasil.
.
Telefone da TACV em Fortaleza (quiosque no Aeroporto Internacional) - (85) 3392-1354


- Passagem + taxa = aproximadamente 800 dólares. Novamente lembrando, a TACV não parcela a passagem no cartão de crédito, pagamento só a vista .
- Uma outra opção é o voo da TAP (Trasportes Aéreos Portugueses) e fazer uma conexão em Lisboa, porém a passagem fica bem mais onerosa.

- Dica importante: Cônjuge de caboverdiano/a - Se você é casado/a com caboverdiano/a ou possui nacionalidade portuguesa é isento de visto, não necessitando nenhum documento ou depósito ( +/- 60 dólares - vide LINK abaixo) - não confundir com a taxa de 400 dólores na passagem de avião que é obrigatório, inclusive para o caboverdiano em trânsito.
OBS: Vale a pena lembrar que o casamento só é reconhecido após a sua certidão ser devidamente registrada na Embaixada ou Consulado de Cabo Verde.

-  Várias pessoas estão enviando e-mail perguntando sobre o conteúdo da Lei de Cabo Verde que isenta o cônjuge de visto para ingressar no país - estou enviando em anexo no link a seguir a cópia em PDF desta Lei: **
Lei_-_Isenção_de_visto_do_conjuge.pdf    

- Requisitos necessários para o visto de entrada em Cabo Verde: 
http://www.embcv.org.br/portal/modules/mastop_publish/?tac=Visto

- VEJAM TAMBÉM - Isenção de visto:

http://www.embcv.org.br/portal/modules/mastop_publish/?tac=Aquisi%E7%E3o_de_Outra_Nacionalidade 

http://www.embcv.pt/lista_conteudos_sub.asp?idcont=235&idarea=5&idsub=780















free counters





   
   
 
  Site Map